MISSIONÁRIAS VIBRAM EM ASSEMBLÉIA

A sede da Região América em São Paulo acolheu nos dias 22 a 25 deste, a primeira assembleia do Território Brasil .

Por Hedviges Giacomozzi

DSC05384A sede da Região América em São Paulo acolheu nos dias 22 a 25 deste, a primeira assembleia do Território Brasil coordenada pela vice - superiora Regional Irmã Lina Beatrice Lucas Kessy.

Iniciamos o primeiro dia com uma oração cujo tema foi a importância de nos darmos as mãos e juntas acolhermos o momento histórico que estamos vivendo para que através dele Deus nos transforme... Após esse momento de oração, cada comunidade foi convidada a partilhar a memória da vida e missão vivida em 2018.

Pudemos apreciar e valorizar os acontecimentos e realizações de cada uma das nove comunidades do Território Brasil. Quanta dedicação e amor no serviço ao povo de Deus em todas elas!

Os nossos corações vibraram e prorromperam em louvor e ação de graças a Deus por tanto bem semeando, cultivado e regado com generosidade e paixão pelo Reino.

DSC05390Nos dias seguintes os temas mais importantes da reflexão foram: a Vida e missão das primeiras Irmãs no Instituto; o Fundador, Bem-aventurado José Allamano; o Carisma.

Em 2018, a Direção Geral do Instituto formou uma comissão para fazer uma releitura do Carisma na ótica feminina. Essa Comissão pesquisou na vida do Fundador, a raiz do Carisma procurando identificar os traços femininos nas fontes onde ele hauriu essa intuição.

A comissão percebeu que ele se inspirou em várias mulheres: sua mãe, Maria Anna Cafasso, a professora primária, Benta Sávio, grande influência lhe veio de Nossa Senhora Consolata, nos momentos e horas de contemplação diante do quadro da Consolata no seu Santuário em Turim, do qual ele era Reitor. Ela, foi marcante em sua vida, a tal ponto de dizer aos seus missionários (as) que Ela é a fundadora. Também o ajudou muito algumas Santas que ele nos propôs como modelo de vida Consagrada-Missionária.

DSC05374Em cada uma dessas mulheres o Allamano encontrou traços particulares, que aos poucos, foram afinando a dimensão feminina da sua personalidade. O Carisma, dom do Espírito, mas também fruto de suas buscas, foi se encarnando na sua pessoa e espiritualidade. Assim ele o passou para suas filhas missionárias.

Essa nova descoberta causou-nos muita alegria e vibração, além do empenho de vivê-lo e testemunhá-lo em toda a sua riqueza.

Outra dimensão importante ressaltada nesse estudo foi a dimensão martirial do Carisma que consiste no esvaziamento de si como plenitude eucarística. Na celebração da Eucaristia Jesus nos convida a nos unirmos intimamente a Ele na entrega total da nossa vida a Deus, até o fim.

Foi uma assembleia rica de conteúdo “Consolatino” que revitalizou o dom da vocação que recebemos de Deus para anunciar e testemunhar a Boa Nova de Jesus.

DSC05426As Irmãs eram mais de 60 e todas tomaram parte ativa em todos os momentos.

Irmã Gabriella Bono, Superiora Regional, esteve presente só no encerramento por se encontrar em visita ao Território Colômbia, nos dias anteriores. Concluiu a assembleia convidando-nos a caminhar com os pés no Território Brasil, com os olhos e coração na Região América.

Hedviges Giacomozzi é Missionária da Consolata, SP