ENCONTRO DAS ANIMADORAS DE COMUNIDADE

Primeiro encontro das Animadoras das 30 comunidades da Região América aconteceu na Casa Regional das Missionárias da Consolata.

Por Lourdes Bonapaz

Primeiro encontro das Animadoras das 30 comunidades da Região América aconteceu na Casa Regional das Missionárias da Consolata em São Paulo, de 05 a 16 de março.

DSC01745No primeiro dia, após momentos de acolhida de todas as participantes, elas plantaram uma árvore perto da imagem da Consolata na entrada da casa, onde cada uma colocou um pouco de terra trazido do território de onde veio simbolizando união e unidade. Depois, dirigiram-se ao salão de encontro e Ir.  Gabriella, Superiora Regional, explicou os objetivos do encontro e apresentou a programação do mesmo. Também conversaram com Madre Simona Brambilla via internet e ouviram mais uma vez o apelo: “A nossa verdadeira identidade é ser Missionárias da Consolata”.

DSC01864Padre German Arana, SJ, assessorou os dias que seguem falando sobre a formação das animadoras de comunidade, que foi um dos objetivos do encontro. Com muita competência as ajudou a fazer a leitura do caminho que o Instituto está fazendo, especialmente a “saída” corajosa, para as duas aberturas na Ásia que é bem conforme o nosso Carisma de Consolação - Ad Gentes. Apresentou ainda outros temas, sempre ligados ao ministério das animadoras de Comunidades.

Padre Arana concluiu esse tempo de formação com o grupo, apresentando o “Decálogo para um bom governo”. As Irmãs afirmaram que ele é um irmão Jesuita, com o coração Consolatino. Que bonito, não!

Do dia 09 ao 12/03 foi dedicado todo o tempo em conhecer a realidade das comunidades nos diversos “territórios” da Região América. Cada apresentação foi vivenciada dentro da cultura do povo, da religiosidade e da Igreja local, o que se tornou uma riqueza imensurável para as participantes.

Irmã Maria Conceição, Conselheira Geral, assessorou o grupo durante este dia 13/03 aprofundando temas já conhecidos, mas de grande valor para o momento histórico que estamos vivendo como Família, “Renascer. Ela trabalhou com as perguntas: Que tipo de membro somos no Corpo do Instituto? O que oferecemos ao Instituto?  Com essas e outras perguntas o grupo trabalhou em grupinhos e depois partilhou em assembleia.

Na parte da tarde irmã Conceição continuou aprofundando sobre a Circular nº2 escrita pela Direção Geral como guia para o ano e outros temas próprios do caminho que a Região e o Instituto estão fazendo.

P1010665Dia 14/03 foi um dia muito rico, de busca do tesouro lá onde ele está. O grupo das animadoras foi visitar as Irmãs idosas e doentes da Casa José Allamano; as Irmãs do Jardim Consolata, também idosas, foram até lá e juntas passaram um dia rico de convivência e partilha fraterna. Cada Animadora apresentou a elas, em fotos, a sua comunidade; visitaram a casa, o Centro Social e partilham de um delicioso almoço preparado pelas Irmãs da Casa. Quanta alegria existe no dar e no receber!

O dia 15/03 foi dedicado para as ultimas conclusões, síntese e agradecimentos pela riqueza que foi esse encontro. Irmã Gabriella e Irmã Conceição conduziram esse tarde e finalizaram com um grande Magnificat.

Pe. Aquileo Fiorentini, Superior Regional dos Missionários da Consolata teve a oportunidade de falar sobre a caminhada que eles estão fazendo no Continente e celebrou a Eucaristia no final do dia.

Também nosso Pároco, Padre Jeremias celebrou a Eucaristia um dia para o Grupo e participou do almoço bem consolatino.

Dom Sergio de Deus, bispo da Região episcopal Santana fez de tudo para Celebrar uma Eucaristia ao grupo, partilhar do almoço e momentos de convivência na internacionalidade das participantes.

P1010447Este foi um grande momento para a vitalidade da Região América, mas uma coisa ainda faltava para completar esses dias de Encontro. O grupo levantou bem cedo dia 16/03 e partiu em visita à Casa da Mãe Aparecida, padroeira do Brasil. Lá foram para agradecer sim, mas também para pedir sua proteção e amparo às tantas situações tristes e difíceis em que vive nosso povo no Continente. “Mãe Aparecida interceda a Deus por todos nós seus filhos e filhas”.

Lourdes Bonapaz é Missionária da Consolata, SP.