Nós, Irmãs da Consolata, costumamos fazer uma parada espiritual no ano, para ver como está a nossa vida espiritual, nossas relações com Deus, conosco mesmas e com o próximo.
Por Lourdes Bonapaz
Estamos muito acostumados, nos dias de hoje, a ouvir que quando o físico não está muito em “forma” precisamos “malhar”, exercitar o corpo. E daí, lá vai academia, natação, caminhada, etc, etc, etc.
Nós, Irmãs da Consolata, costumamos fazer uma parada espiritual no ano, para ver como está a nossa vida espiritual, nossas relações com Deus, conosco mesmas e com o próximo. É preciso que o espírito também esteja em “forma”, como o corpo, para que nossa vida seja harmoniosa, produtiva e fecunda.
Aproveitamos os primeiros dias de férias neste mês de julho, para “malhar no espírito” e então partimos para fazer os Exercícios Espirituais de Santo Inácio, em Itaici, interior de São Paulo. Lá, no silêncio e oração cultivamos com mais intensidade nossa relação com Deus.
O ambiente da casa, dos jardins e das várias capelas devidamente ornadas e preparadas para os exercitantes são convites constantes para entrar numa relação mais profunda com Deus.
De fato, com olhos e ouvidos mais atentos, coração bem afinado, é mais fácil perceber que “tudo fala de Deus”.
Não são necessárias muitas palavras, palestras para entrar em sintonia, em relação amorosa com a pessoa amada, Jesus, objeto de nosso amor.
Assim como uma criança em sua inocência e pureza de coração não se cansa de olhar, buscar e desejar o objeto de sua estimação até que o tenha novamente para si, assim também é com as coisas do espírito, de Deus.
As Irmãs Cecília Beltrame, Lourdes Bonapaz e Inês Fiorentini são muito agradecidas ao Pai, Deus Misericórdia e amor por estes oito dias passados com grande intensidade na presença amorosa e revigoradora do espírito. Agradecidas também às Irmãs da Região pela oportunidade recebida e orações que nos acompanharam.