Irmã Maria Pia Tambosi é Missionária da Consolata em Moçambique, África desde 1956
Por Anair Voltolini
Olhe a foto neste breve artigo, não é do século passado, é atual, – 21 de maio de 2022.
Esta Missionária da Consolata está beirando cem anos de vida e ainda continua firme e ativa na Missão. E com qualidade de vida!
Irmã Maria Pia Tambosi é Missionária da Consolata em Moçambique, África desde 1956. Uma mulher de fibra, corajosa, altruísta e fiel aos valores que abraçou. Deus a escolheu para a Consagração da vida para a Missão na congregação das Irmãs Missionárias da Consolata quando ela ainda não conhecia a Congregação, pois as Irmãs ainda não tinham chegado ao Brasil. Ela estava sendo formada pelos Missionários da Consolata, quando as irmãs chegaram em Rio d’Oeste, SC, Brasil em 1947.
Olhe para o seu rosto sereno e jovial. Ela vai completar no próximo dia 17 de junho (2022) 98 anos. Inacreditável, sua mente lúcida e memória ativa.
Eu não pretendo descrever sua vida e missão – seria um empreendimento interessante, e fascinante, mas não muito fácil. Quero simplesmente tecer um louvor a Deus pelas maravilhas que realiza nas suas criaturas, quando as mesma se colocam à sua disposição.
Olhando para a Ir. Pia, nome com o qual a chamamos fraternalmente aqui na missão, me pergunto: qual poderia ser o segredo para chegar a esta idade com tanta vida, energia e disposição para servir? Não encontro respostas, mas uma coisa é certa: A vida é um dom de Deus. A pessoa é um tesouro precioso de Deus. Ele a forma maravilhosamente, como reza o Sl 128 e a abraça de volta no seu Paraíso quando Ele quiser.
A vida está também nas nossas mãos. Podemos assumi-la e vivê-la segundo princípios positivos e critérios de bem ou destruí-la amargamente. Contudo, com ela podemos cantar os louvores de Deus, sua ternura e seu amor e, por ela, dar graças pela doação na fidelidade cotidiana à vocação assumida.
Veja, com quase 98 anos a Ir. Maria Pia ainda muito lúcida, se dedica a ensinar a língua italiana às jovens vocacionadas que se preparam para a vida Consagrada missionária. E com quanto amor e esmero o faz! E atrás disto, quantas outras atividades a Irmã ainda exerce na comunidade, mesmo estando em cadeira de rodas.
Obrigada Ir. Maria Pia! Seu testemunho me estimula, a abraçar a vida com alegria, a cuidar da minha existência como presente de Deus para mim e para a criação, a cultivar os valores que me tornam mais humana e alimentam minhas potencialidades e possibilidades de mais vida até o fim.