MISTÉRIO PASCAL PARTILHADO

Animação da Semana Santa na paróquia do Divino Espírito Santo na cidade de Camboriú, SC.

Por Carleta Longo

IMG-20190423-WA0002Nos dias 16 a 21 de abril, nós Missionárias e Missionários da Consolata tivemos a oportunidade de colaborar com a animação da Semana Santa na paróquia do Divino Espírito Santo na cidade de Camboriú, SC. Fazia parte da equipe as irmãs Hedviges Giacomozzi, Madalena Xavier, Emma Rodriguez e Carleta Longo todas membros das comunidades de São Paulo e padre Joseph Mbarire do Centro de Animação Missionária de Cascavel, PR.

As atividades nas quais a equipe esteve envolvida foram: visitas às famílias, aos doentes e nas celebrações da semana e do dia da Páscoa. Padre Joseph dedicou muito tempo para atender confissões e presidir as celebrações. Como nós missionárias e missionários da Consolata não somos conhecidos pelo povo de Camboriú, assim, aproveitamos todas as ocasiões para partilhar o nosso Carisma e testemunhar um pouco do nosso trabalho “além – fronteiros”, principalmente na África onde atuamos e as necessidades de países em conflito como a Venezuela.

IMG-20190424-WA0000Ficamos muito edificadas pela solidariedade dos paroquianos com os mais necessitados, a começar pelo território paroquial e até fora do país como, Venezuela, Moçambique e Guiné Bissau. Eles de fato, descobriram o sentido da Palavra de Deus que diz: “há maior alegria em dar do que em receber” (At 20,35).

Uma das comunidades, do bairro Santa Regina, se responsabilizou em visitar e evangelizar o novo bairro que se chama “Europa” onde vivem muitos imigrantes vindos do Haiti. A comunidade ajuda as famílias necessitadas e colabora com a pastoral da criança. Sabemos que quando os imigrantes chegam, não têm quase nada, mas graças a Deus como a oportunidade de um trabalho e muita dedicação, eles conseguem construir as próprias moradias. Aí eles se sentem em casa para recomeçar uma nova vida. É muito importante também que se sintam parte viva e atuante na comunidade cristã que os acolhe com carinho.

O tempo foi curto, mas a experiência foi marcante em Camboriú. A nossa gratidão vai ao pároco padre Marcio Alexandre Vignoli, o vigário padre Paulo Chaves e todo o povo de Deus que nos proporcionou esta missão tão significativa. Obrigada pela acolhida e cada gesto de carinho e estima a nós missionárias e missionários da Consolata.

Carleta Longo é Missionária da Consolata, SP.