POSTULANTES DA AMÉRICA

 “Tudo posso naquele que me fortalece” Fl. 4, 13

Por Postulantes da Consolata que esperam em breve voar para o Noviciado internacional, compartilham um pouco de sua caminhada formativa conosco ....

Tudo posso naquele que me fortalece” Fl. 4, 13

Depois de uma longa espera, nós três postulantes nos encontramos. Este ano particular de pandemia 2021, chegamos em abril, no estilo Consolatino, na comunidade de Vilacaya-Bolívia, com o desejo de fazer uma boa experiência de Jesus entre o povo andino. A comunidade de Vilacaya esperava-nos com grande alegria e boas-vindas. Encontramos um local bem preparado para nós e uma paisagem de beleza envolvente. Após a quarentena, nos aproximamos do povo, que embora silencioso, mostrou-se feliz por nossa presença entre eles.

IMG-20211128-WA0003Depois de algumas semanas, iniciamos a formação específica do postulantado com a irmã Emma Rodríguez e com as outras irmãs da comunidade. Com cada uma delas exploramos temas diferentes como: o mundo invisível, o contexto histórico da Fundação, nossas primeiras Irmãs e nossas presenças missionárias.

Com grande alegria e gratidão aprendemos a língua italiana com as irmãs da Comunidade de Sacaton, USA.

Finalizamos o percurso deste ano, com dois encontros muito significativos: a visita virtual à comunidade do Quirguistão, Ásia, que nos permitiu conhecer a missão, a realidade dos quirguizes e a caminhada do Instituto hoje naquele país. Encontramo-nos virtualmente ainda com a Irmã Alessandra Pulina, na Itália, que nos apresentou o Fundador e sua relação com o Santuário da Consolata, um lugar muito querido que queremos tanto conhecer.

Este tempo de Formação foi para nós, como uma montanha-russa, pois encontramos muitos desafios e contratempos, mas também foi rico em conteúdo. Neste tempo de formação encontramos o Oleiro que moldou nossas vidas.

Nosso apostolado começou de forma virtual com os jovens de todo o continente americano, trabalhando junto com os leigos e nossas Irmãs da Animação Missionária e Vocacional (AMV). O apostolado presencial começou só em agosto, apoiando as irmãs na Catequese, na Confirmação, na IAM e no grupo de jovens.

Além dessas atividades no âmbito religioso, nós acompanhamos as irmãs na assistência social junto ao povo, a saber: a partilha do almoço com crianças de outros vilarejos que estudam em Vilacaya e não têm onde se alimentar, que agora era muito diferente do que conhecíamos antes, pois tínhamos que respeitar as normas sanitárias; a assistência ao Orfanato local; e nas visitas de algumas escolas nas aldeias. Continuamos trabalhando na AMV, na rede social Instagram. Foi um período de crescimento e proximidade com o povo, pois ao conhecer crianças e jovens, descobrimos sua necessidade de encontrar em Jesus, um amigo. O sofrimento que se vê no olhar das pessoas nos torna conscientes de que, somos portadoras da consolação de Deus.

IMG-20211128-WA0007A cultura andina é muito rica em costumes, ritos, devoção popular; isso nos tornou mais conscientes de nossa própria cultura e riqueza. Para nós foi uma alegria poder participar nas várias festas populares e civis que nos permitiram avaliar a diversidade e poder caminhar junto com o povo, em todos os sentidos.

O COVID19 nos fez viver uma experiência muito forte que marcou a nossa vida e nos permitiu sentir na pele a mesma situação dos doentes desta pandemia, como a fraqueza do corpo, da mente e a força da oração como um impulso para a cura. Agradecemos a cada uma das nossas irmãs e de todas as pessoas que estiveram próximas de nós durante este período.

Tudo o que vivemos neste tempo, fortaleceu a relação mútua entre nós postulantes, conhecendo-nos melhor nos diferentes momentos vividos juntas: alegria, tristeza, lágrimas, silêncio, aborrecimentos. Os Exercícios Espirituais abriram a janela para reler todo o ano que passamos juntas: os resultados alcançados com gratidão, os desafios conquistados, a mudança que nos permitiu crescer como mulheres com o coração aberto à missão; tudo isso não teria sido possível sem a ajuda de Deus que nos manteve em pé.

Chegando ao final desta etapa do Postulado, começamos a preparar nosso coração para mais uma etapa, o Noviciado. Agradecemos a Deus por tudo que nos permitiu viver, crescer, rir e chorar juntas. Contamos com as vossas orações. Um abraço a todos e todas que nos acompanham!

Andrea Leite Carvalho, Nadia Leitner e Muriel Leiva, são Postulantes prestes a iniciar o Noviciado Internacional.