Assembleio do Território Brasil
Por Lourdes Bonapaz
Ao final do nosso Retiro Espiritual orientado pelo Padre José dos Passos, SJ, onde um bom número de Irmãs participou, com grande empenho e fecundo silêncio orante, iniciamos dia 10 deste, a nossa Assembleia do Território Brasil, conforme os protocolos do Corona vírus.
Foram dias de intenso trabalho: estudo, reflexões, oração e partilha. Tudo permeado por uma convivência alegre e porque não dizer, cheia de saudades, pois nunca tínhamos passado tanto tempo sem nos encontrarmos presencialmente.
Iniciamos motivadas pela frase do Fundador: “Deixemos tudo nas mãos de Deus...” com o respectivo símbolo.
Em seguida, Ir. Gabriella Bono, Superiora, apresentou os objetivos e a síntese de tudo o que foi realizado em todos os encontros presenciais e virtuais nesse período. Houve momento de oração e interiorização do vivenciado neste tempo pela Direção e comunidades da Região.
Nos dias que se seguiram, cada uma das conselheiras, em turno, orientou uma jornada de trabalhos e partilha sobre o estudo que as comunidades tinham realizado, sobre oito temas previamente enviados como: nossa visão de Instituto, renovamento espiritual, missão, formação, etc. etc. ... foi uma riqueza imensurável! Sentimos muita gratidão e apresso pela partilha e colaboração das comunidades. De verdade Deus colocou em nossas mãos um grande tesouro para ser compartilhado e aumentado...
Durante a assembleia tivemos também lindas surpresas como: a presença de irmã Maria Conceição da Silva, conselheira geral para a América, mesmo que virtualmente, nos encheu de alegria por sentirmos sua proximidade e apoio.
Madre Simona Brambilla também se fez presente virtualmente e causou uma explosão de alegria e gratidão nas participantes pela sua palavra de sabedoria. Refletindo sobre o tempo atual que vivemos, citou a parábola do Bom Samaritano Lc 10, 30... . Alguém que encontra em seu caminho, um desconhecido, necessitado, machucada e cuida dele. Tira daquilo que tinha, do que era seu, ‘óleo e vinho’ para cuidar, curar, sanar e enfaixar as feridas do outro. Convidou-nos então a olharmos para quem está ao nosso lado, para quem vive ou trabalha conosco; para quem encontramos no caminho da vida em nosso ‘missionar’; convidou ainda a olharmos para dentro de nós e tirarmos de dentro o remédio que o irmão, a irmã necessita para reviver, para retomar o seu caminho, o seu trabalho, a sua vida. Sim quanto bem podemos fazer! Quão melhor poderemos viver e sermos felizes, fazendo outros felizes também.
Concluímos nossa Assembleia com uma belíssima oração. Saímos cantando em procissão, da sala da assembleia até à imagem da Mãe Consolata que se encontra no pátio, em frente da Casa Regional, onde aconteceu o encerramento. Aí cantamos o nosso Magníficat de gratidão por toda a proteção e bênçãos durante esse tempo de graça.
Gratidão também à Irmã Gabriela e seu conselho pelo caminho andado. E pelo lembrete que nos deixaram: uma caneta com o escrito “Deixemos tudo nas mãos de Deus”.
Santíssima virgem Consolata, rogai por nós, que recorremos a vós!
Lourdes Bonapaz é Missionária da Consolata,SP