ALMA MISSIONÁRIA É ASSIM

O CENTRO SOCIAL JOSÉ ALLAMANO, surgiu aos poucos no silencioso fundo de quintal das Irmãs Missionárias da Consolata.

Por Lourdes Bonapaz

Pensar uma Missionária da Consolata que não partilhe os dons recebidos de Deus e toda a riqueza do seu coração na formação e promoção da mulher é quase impossível.

C.S. José All.O CENTRO SOCIAL JOSÉ ALLAMANO, surgiu aos poucos no silencioso fundo de quintal das Irmãs Missionárias da Consolata, assim como nasce toda a semente boa lançada na terra. Ele é anexo a Casa Allamano MC na Vila Curuçá, São Miguel Paulista SP.

Desde 1968 as Irmãs ensinaram costura para grupos de mulheres desejosas em aprender. Ir. Lucilde Bombardelli, hoje já na glória de Deus, foi uma dessas, que por vários anos teve grupo de senhoras e jovens adultas nesse aprendizado, uma ou duas vezes na semana.

Irmã Teobaldina Oro acrescentou sua arte em Pintura, desde 1998. Ensinou pintura em tecido, vidro, tela e outros, para incontáveis grupos de jovens e senhoras, das quais algumas foram monitoras voluntárias de grupos nestes últimos anos. No início, Irmã Teobaldina tinha uma turma por semana e a partir de 2001duas turmas por semana que se estendeu até 2005.

Visita Canônica2 169No final do ano de 2001, Irmã Irene Kotchevicz iniciou várias outras atividades como: Palestras de formação humana e cristã, com o Pe. Vicente Frizullo, reunião de escuta e ajuda mútua, ginástica, música e recreação em geral. Isso com homens e mulheres da 3ª Idade. Durante esses encontros foram surgindo novas ideias e desejo de aprender a bordar.

No início de 2002 com grande entusiasmo, interesse e alegria, surgiu a primeira turma de bordado em geral e já no 2º Semestre, mais uma turma de bordado em vagonite.

Em nenhum momento foi feito qualquer tipo de propaganda sobre as atividades de “fundo de quintal” das Missionárias da Consolata, mas as Senhoras continuavam chegando sempre em maior número.

Em 2003 dobrou em número e interesse para outros bordados; foi acrescentado bordado em ponto cruz e ponto reto, além dos já existentes e também arte culinária. Irmã Matildes Guinoza acrescentou sua arte; mais uma turma, a de corte e costura.

Visita Canônica2 176Várias Senhoras que aprenderam bordados e outras artes, inclusive culinária, com as irmãs, hoje são voluntárias, passando conhecimento para outras senhoras. Assim o bem se multiplica no silêncio, sem fazer barulho como dizia nosso querido Pai Allamano.

É importante ressaltar ainda que, nos anos 2007 e 2008 o Centro Social abriu espaço para adolescentes desejosos em aprender Informática, atendendo 12 turmas semanais de 3hs cada uma.

Este ano de 2018, o CENTRO SOCIAL JOSÉ ALLAMANO conta com 250 senhoras, num total de 17 turmas ao todo.

Durantes esses anos todos, foram muitas as irmãs que passaram pelo C. S. José Allamano dando o melhor de si na arte de ensinar e aprender com os talentos recebidos de Deus.

Esse se tornou um lugar de aprendizado sim, mas também de convivência agradável, além do cultivo de grandes amizades, de ajuda mútua principalmente para quem se encontra em situações várias, como solidão, depressão, etc.

Dizem as senhoras que frequentam as atividades, que esse é um lugar de muita paz. Porque todas as pessoas participam dos momentos de oração e da partilha da Palavra com respeito e sem nenhuma distinção de crença ou religião. Esse lugar por si só se tornou um lugar de terapia ocupacional para muitas delas que estavam doentes, solitárias, passando por momentos difíceis de perda e dor.

030Durante o ano as senhoras participam de peregrinações, passeios, visitam feiras de artesanato e de flores. Organizam festas internas como: Dia das Mães, Festas Juninas, bingos e encerramento das atividades com exposição dos trabalhos que aprenderam e realizaram durante o ano.

As irmãs são uma bênção para essas pessoas, e elas para as irmãs.

Continuemos fazendo o bem, sem olhar a quem.

Lourdes Bonapaz é Missionária da Consolata, SP.